A prova viva de que gestão eficiente, criatividade e propósito podem superar desafios financeiros e transformar limitações em conquistas: o festival chega a 2025 com recordes históricos e ótima estrutura, digna de sua tradição como um dos maiores eventos culturais da América do Sul.
Com custos gerais em alta — desde infraestrutura e cachês artísticos até logística e produção, a comissão organizadora adotou um modelo de gestão moderno e racional, direcionando os recursos para o que realmente importa: o espetáculo, a experiência do público e o fortalecimento da cultura.
O resultado é um festival de recordes: 1.140 músicas inscritas, 32 canções classificadas em três categorias, mais de uma centena de artistas no palco competitivo, uma extensa programação de shows gratuitos na área externa e atrações culturais, gastronomia, vitrines e resgate fotográfico. Além disso, o Musicanto 2025 terá transmissão ininterrupta pelo YouTube e redes sociais oficiais, garantindo acesso gratuito e democrático ao público de qualquer lugar do mundo.
“O Musicanto 2025 está sendo construído com responsabilidade e visão de futuro. Conseguimos manter a grandeza do festival e oferecer um espetáculo à altura da nossa história. É uma edição que mostra que cultura também é gestão”, destaca Luís Dorneles, vice-presidente da 30ª edição.
Um festival que traz lucro à cultura e à cidade
Com uma gestão baseada em eficiência e sustentabilidade, o Musicanto 2025 prova que um evento cultural pode gerar resultados econômicos, sociais e simbólicos positivos para toda a região.
A movimentação turística, o fomento ao comércio local, o engajamento voluntário e o fortalecimento da identidade regional transformam o festival em um ativo vivo da economia criativa — um verdadeiro lucro para a cultura e para Santa Rosa.
“Estamos vivendo um momento de maturidade institucional do Musicanto. A cultura está sendo tratada com seriedade, como vetor de desenvolvimento, de união e de orgulho coletivo”, reforça Luís.
Um modelo transparente e colaborativo
Todos os veículos de comunicação têm autorização e liberdade para utilizar a marca e identidade oficial do Musicanto 2025 na captação de patrocinadores, viabilizando suas propostas de transmissões, coberturas e programas especiais. Além disso, poderão utilizar os links das transmissões oficiais para reduzir custos e integrar suas audiências ao festival, promovendo um alcance ainda maior.
Musicanto 2025 – O maior festival dos últimos tempos, feito com paixão, propósito e gestão.