Conheça nossa história

18º Musicanto

O Musicanto alcança sua maioridade, justamente na edição que a música vencedora “Costumes do Meu Pago”, uma chamarra com letra e música de Érlon Péricles, na voz de Pirisca Grecco, talentos que estão despontando na música regional gaúcha, que sintetiza a vida campeira: / Rio Grande “veio” / Jeito de Campo. / Me leva ao trote, / Cavalo manso. / Rio Grande “veio”, / “Solto das pata”, / A lida é bruta, paysano… / Mas me garanto!. /.

Não podemos nos esquecer da música mais popular dessa edição que veio do estado de Mato Grosso, que foi aclamada pelo público num momento único do festival, um pagode sertanejo intitulado “Viola de Pinho”, com letra e música de Pedrinho Montes Belos e Luttemberg Peixoto, música com cheiro de campo que fala: / Deus me deu o belo destino / De viver de cantoria / Eu aqueço minhas noites / Com o fogo da poesia / Dentro do tempo me ponho / Com veias de emoção / No universo das cantigas / Digo sim e digo não /.

O 18º Musicanto demonstrou que esse foi o ano das músicas regionais. Ano que retornou ao palco do festival o músico e compositor Renato Teixeira acompanhado do músico Natan Marques – parceiro da saudosa Elis Regina, contando causos regionais e apresentando os seus maiores sucessos da música regional brasileira produzido ao longo de sua carreira, que dentre as quais destacamos: “Romaria”, “Tocando em frente”, “Chalana”, “Amanheceu, peguei a viola”, entre outras, numa apresentação memorável no palco do Musicanto.

Apresentadores

  • Neto Fagundes
  • Vera Armando

Jurados

  • Telma Tavares
  • Celso Viáfora
  • Zé Caradípia
  • Victor Hugo
  • João Carlos Loureiro

Vencedores

1º Lugar: COSTUMES DO MEU PAGO

2º Lugar: MAS TÁ BONITO

3º Lugar: MÃO DO TEMPO

Música mais popular: VIOLA DE PINHO

Melhor intérprete: ZÉ ALEXANDRE

Melhor letra: CANDOMBE PARA SABRINA/Giselle Graside

Melhor instrumentista: LUCIANO MAIA

Melhor arranjo: COPLAS DE ALMA VAQUEANA/Ricardo Martins

Fotos da Edição