O Musicanto 40 anos será marcado por momentos de homenagens. A 29ª edição, que inicia na próxima quinta-feira (16) reconhecerá toda importância de Luiz Carlos Borges em prol do festival, da música e da cultura. Também prestará homenagens ao uruguaio Negro Manolo e ao advogado Aquiles Giovelli.
O advogado Aquiles Giovelli, que integrou o grupo que criou o festival em 1983, sempre esteve envolvido com a história do Musicanto desde sua essência. Giovelli presidiu quatro edições do festival. Na quarta-feira (8), ele recebeu o convite oficial das mãos de Lauermann, que esteve acompanhado de Vitor De Conti e Sadi Ribeiro, membros da Comissão organizadora do Musicanto 40 anos.
BORGES: Idealizador do Musicanto, junto com Erni Friderich em 1983, Borges dedicou-se de corpo e alma em prol do evento, que colocou Santa Rosa no cenário cultural do Brasil e América. Para a edição deste ano Borges era o Presidente de Honra. Ele morreu em maio, aos 70 anos. A homenagem que o festival prestará ao músico acontece na noite de sábado (18), quando estarão presentes no Centro Cívico, os familiares de Borges. Um tributo a Borges será o show principal.
MANOLO: Outro homenageado será o músico Uruguaio, Negro Manolo, que morreu em março, vítima de câncer. Apaixonado pela cultura gaúcha, ele ganhou projeção quando, em 1984, na 2ª edição, interpretou Vire o Mate, escolhida como a Mais Popular. Para esta edição, a convite de Gerson Lauermann, Manolo fazia parte da Comissão Organizadora do festival, como conselheiro internacional.
Foto: Registro do momento da entrega do convite para o homenageado Aquiles Giovelli