Musicanto na mídia

Musicanto vai à Escola está de volta

O projeto criado em 1993, com o intuito de mobilizar a comunidade escolar em torno da história musical do festival, acontece em novembro, tendo como Embaixador o humorista Guri de Uruguaiana.

O lançamento do programa ocorreu na manhã desta segunda-feira (27), no teatro do SESC de Santa Rosa. Na oportunidade, representações de escolas, através de professores, direção e estudantes, estiveram presentes, quando receberam informações a respeito da edição deste ano.

A partir de agora, os educandários que irão aderir à proposta, escolherão músicas que fazem parte do acervo dos 40 anos do festival para trabalhar seu contexto, através da dança, artes e interpretação.

Conforme a secretária municipal de Educação e Cultura, Lires Zimmermann Führ, caberá às escolas definir suas participações e, com os alunos, escolher as músicas e os trabalhos a serem apresentados. Ela destacou a importância do envolvimento da comunidade escolar na proposta, que acaba sendo uma forma de resgate da cultura e história do festival.

Ao fazer uso da palavra, Gerson Lauermann, presidente do Musicanto 40 Anos, falou da alegria em ver o Musicanto vai à Escola retornando e mobilizando os estudantes da rede pública (municipal e estadual) e particular de Santa Rosa. Citou também o esforço concentrado dos voluntários que integram as comissões que preparam ações para fazer deste um grande festival. Disse que além do festival, em novembro, outros projetos estão sendo preparados para esta edição, como o lançamento da Rádio Musicanto, Cidade Musicanto e a Caravana Musicanto, que definiu um roteiro para lançar e divulgar para músicos, o festival. Em sua fala o presidente também fez questão de reverenciar a memória de Negro Manolo, músico uruguaio que era conselheiro internacional do Musicanto. O autor do clássico ‘Vire o mate’, a canção mais popular do 2º Musicanto (1984) morreu neste domingo, aos 73 anos.

O prefeito Anderson Mantei, por sua vez, parabenizou as escolas presentes e as demais que irão se envolver na proposta, destacando o quão importante será suas participações, que além de significar acesso à cultura presente nas canções que integram as quatro décadas do festival, também se torna uma valorização do Musicanto, criado em 1983, na gestão do prefeito Erni Friderichs, por Luiz Carlos Borges.

Durante o ato de lançamento, foram executados clássicos que marcaram a história do festival, através de músicos liderados pelo professor Vilson Kunzler, coordenador musical do Musicanto. Os artistas, que no passado atuaram em projetos como o Sesi Show, viveram intensamente o programa Musicanto vai à escola.

Fonte: https://jornalnoroeste.com.br/noticia/cultura/musicanto-vai-a-escola-esta-de-volta