Página Inicial
Home O Musicanto História

O Musicanto completa 27 anos, sendo um festival de características singulares, cosmopolita, integrador de culturas, aberto a todas manifestações da música do continente. Com certeza, um caso raro de sobrevivência em se tratando de eventos dessa natureza. A edição de 2009 procura resgatar esta história, marcando a internacionalização do festival, como elemento integrador da cultura latinoamericana.

 

Palco de grandes expressões da Música brasileira, é um festival de raiz, que reafirma e promove o surgimento de novos talentos.

Através do projeto MUSICANTO VAI A ESCOLA, promove a integração comunitária, com apresentação de shows e palestras, envolvendo pais, alunos e professores da rede pública de ensino.

É palco revelador de talentos como o artista Lenine, vencedor de uma das etapas do festival. Idealizado por Luis Carlos Borges, reuniu talentos como Borghetinho, Yamandú Costa.

“Quem esteve em Santa Rosa presenciou uma mostra do que de melhor a cultura regional e popular possui e que corre na contramão da mídia. Qual o festival brasileiro pode se orgulhar, hoje, de resgatar o chorinho, de incentivar fusões do pop com o tango, salsa e outras latinidades, de ter como participante Patativa do Assaré (maior nome da literatura de cordel do nordeste) e mesmo de premiar como melhores instrumentistas um harpista e um trompetista. O Musicanto é um privilégio para a arte e para a cultura”

Novembro de 1990 - jornal Zero Hora, RS:

“O mais nacional do festivais”

Juarez Fonseca – Jornalista e Crítico Musical.

 

“Considero o Musicanto um dos maiores festivais do país, na atualidade, importantíssimo para a cultura brasileira.”

Nelson Coelho de Castro - músico

 

“O Musicanto já nasce como um dos mais importantes festivais do estado. Sua proposta é um esforço de integração entre a música gaúcha e latino-americana, particularmente a produzida na América do Sul”

Osvil Lopes - Jornalista

 

“O Musicanto passou a ser, com todas as letras, um marco da abertura tanto reclamada por todos aqueles que fazem ou querem fazer algo mais do que puro e simplesmente tradicionalismo musical”

Juarez Fonseca – Zero Hora

 

“O Musicanto é o acontecimento mais importante ocorrido no Rio Grande do Sul em relação a música gaúcha, porque conseguiu juntar dois pólos opostos, fazer uma simbiose e mostrar para todos que ninguém sai perdendo com essa aproximação”

Sérgio Napp – compositor

 

“A partir do Musicanto a música gaúcha vai conseguir projeção nacional, me atrevo a achar isso”

Luiz Carlos Borges – músico e idealizador do festival

 

“Foi maravilhoso, um festival aberto, moderno, contemporâneo, exuberante, tradicional. Aqui me reconciliei com a forma dos festivais, dos quais tinha me afastado há quatro anos”

Raul Ellwanger – compositor

Apoiadores Sindilojas - Santa Rosa Prefeitura Municipal de Santa Rosa RealizadoresGaia - cultura e arte Musicanto

Sítio Eletrônico reformando o site